Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Newsletter

Acordos de Cooperação




No sentido de melhor servir a nossa comunidade escolar, o Colégio da Trofa estabeleceu acordos de colaboração com as seguintes entidades:






PRÉ-INSCRIÇÕES




Estimado Sr. Encarregado de Educação,

neste contexto de contingência associado ao COVID-19, vimos por este meio agilizar o processo de pré-inscrição no nosso estabelecimento de ensino. Assim sendo, solicita-se o envio do documento anexo (formulário de pré-inscrição) para o seguinte endereço eletrónico: pre_inscricoes@colegiodatrofa.pt .

Para mais informações consulte o Folheto Informativo 2020/2021

Atenciosamente,

A Direção Pedagógica.




COMUNICADO DE CARÁTER URGENTE


    Prezada Comunidade Educativa,

    O Conselho de Ministros só voltará a reunir às 20:00, de hoje, pelo que se prevê tardio o comunicado que irão fazer à população portuguesa. Assim, na expectativa de clarificarmos procedimentos para os próximos dias, vimos informar o seguinte:

    -caso a decisão seja de encerramento das escolas, congratulamo-nos genuinamente com a mesma e iniciaremos os nossos procedimentos de ensino à distância. Apelamos à leitura do texto fabuloso do Diretor da Faculdade de Medicina daUniversidade do Porto, Professor Altamiro da Costa Pereira (carta aberta ao conselho nacional de saúde pública: um contributo pessoal acerca da epidemia de Covid-19, em Portugal) -https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/2020-03/CartaAberta_COVID19_11.03.2020.pdf.pdf. Bem haja Sr Professor!

    - caso a decisão seja de não autorizarem o encerramento das escolas, prevendo-se uma avaliação caso a caso, como tem sido veiculado pelas autoridades competentes, iremos respeitar tal decisão, comprometendo-nos a seguir escrupulosamente o determinado,

    - na situação de considerarem que o Colégio da Trofa não deve encerrar, propomos o seguinte aos nossos Alunos e sua Famílias:

    .. amanhã, dia 13 de março, mantemos a suspensão das atividades, nos moldes de hoje. Os alunos que não comparecerem na escola comprometem-se ao isolamento voluntário. Os alunos que pretendem ou precisam de estar na escola, serão acompanhados em horário letivo ou no período que expressarem necessitar dos nossos serviços, através dos professores que trabalharão com os alunos hábitos de vida saudável e reforçarão os cuidados e as medidas preventivas a ter em conta para evitar a disseminação do novo coronavírus.

    .. dia 16 de março, as atividades letivas retomam o seu curso formal, cumprindo- se o horário letivo. Relembramos que as faltas dadas no âmbito do Plano de Contingência são relevadas, como é o caso dos alunos cujos encarregados de educação invoquem receio de contágio da COVID-19. Dado o reforço da carga letiva adotado pelo Colégio da Trofa, as atividades letivas vão incidir sobre a consolidação de conhecimentos, mas não haverá introdução de matérias novas. Não haverá testes de avaliação. Para os alunos que optarem por ficar em casa, os professores, diariamente, inserem, na plataforma, orientações sobre o trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. O Colégio da Trofa compromete-se, como é apanágio do seu projeto educativo, a colocar o Aluno no centro das suas preocupações. Esta orientação manter-se-á até ao final do 2o período, excetuando-se qualquer mudança/alteração que possa vir a ocorrer durante esse período de tempo.

    .. na sequência do ponto anterior, a opção dos pais pela não presença dos filhos no estabelecimento de ensino deve ser um ato de responsabilidade pelo que deve ficar claro que não se trata de férias, mas de isolamento social.

    - o Plano de Contingência permanece em vigor, apenas sujeito a novas instruções que, eventualmente, possam ser dadas pelas autoridades de saúde;

    - a direção da escola continuará a fazer um acompanhamento diário do evoluir da situação e continuará em permanente contacto com as autoridades de saúde;

    - a direção da escola compromete-se a manter uma comunicação regular e cuidadosa com todos os membros da comunidade educativa, para evitar rumores e desinformação.

    Com os melhores cumprimentos.
    Inteiramente ao dispor para esclarecimentos adicionais.

    A Direção Pedagógica.



PLANO DE CONTINGÊNCIA


    Exmos. Srs. Encarregados de Educação

    Informamos que o Plano de Contingência aplicado no Colégio da Trofa sofreu atualizações, respeitando o novo estatuto do considerado suspeito no âmbito do processo epidémico COVID-19. Encontra-se, assim, no link em baixo, o respetivo Plano com as devidas alterações, as quais respeitaram as novas orientações emanadas pelo SNS (Serviço Nacional De Saúde).

    Plano de Contingência


Boletim Informativo - Direção Geral de Saúde






Banco Alimentar contra a fome




Prezada Comunidade Educativa do Grupo Ribadouro

Sincero agradecimento pela extraordinária e generosa participação do Grupo Ribadouro (Ribadouro/Camões/Trofa), na ação do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com 450 voluntários (alunos, professores e assistentes educativos).

Agradecimento sentido à entidade titular do Grupo, pela promoção e autorização do protocolo com o Banco Alimentar, pelo segundo ano consecutivo, e a toda a comunidade educativa, pela exemplar participação, prova de um altruísmo ímpar, a par de uma séria preocupação com a formação e desenvolvimento pessoal dos nossos alunos para uma cidadania responsável.

Muito obrigada a todos

A Direção Pedagógica.



Simulacro de incêndio






Exercício nacional de prevenção do risco sísmico "A TERRA TREME"




No dia 15 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME, às 11 horas e 15 minutos, com a duração de 1 minuto.

A Direção-Geral da Educação, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Protocolo de colaboração estabelecido para o domínio do Risco com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, vem convidar os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas a participar nesta iniciativa.

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.

Esta atividade incluída na área da Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.



Prémio Grupo Ribadouro "Liberdade de Escolha da Escola"






MANUAIS ESCOLARES 2019/2020


Os Manuais Escolares para o ano letivo 2019/2020 encontram-se disponíveis aqui.


Área Reservada
Admissão de Alunos


Contactos e Localização

Ver mapa maior


Colégio da Trofa
Rua Rainha Santa Isabel
4785-269 Trofa

Email Geral:
geral@colegiodatrofa.pt

Tel: 252 412 360
Tlm: 966 673 880
Tlm: 918 831 013
Fax: 252 411 293


Horário

Segunda a Sexta
7H30 às 19H30

Serviços Administrativos
08H00 às 18H30


Coordenadas GPS

41º 20' 3,98'' N
8º 33' 17,72'' O

Emails

Direção:
direccao@colegiodatrofa.pt

Serviços Administrativos:
geral@colegiodatrofa.pt




r