1963-1998

      O Colégio da Trofa, com a designação de Externato de Nossa Senhora das Dores iniciou actividade em 7 de Outubro de 1963 sob a tutela e responsabilidade da Diocese do Porto.
      Foi seu Director desde a criação até 1998 o Padre António Albino Rodrigues Pereira Serra.
      Por ocasião das comemorações dos 25 anos de existência do Externato de Nossa Senhora das Dores, foi atribuida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em reunião de 8 de Maio de 1989 a Medalha de Mérito Cultural.


    1998-2008

      De 1998 até Maio de 2003 continuou como Director Administrativo, representando a Diocese, desempenhando neste intervalo de tempo, as funções de Direcção Pedagógica o Prof. Rui Orlando Serra Cruz. A partir de 2003 foi designado pela Diocese do Porto Director Pedagógico e Administrativo o Dr. Justiniano Ferreira dos Santos.
      Em 2008 a Diocese decidiu alienar o Externato de Nossa Senhora das Dores, sendo adquirido por uma nova sociedade constituída pelo Externato Ribadouro do Porto e família Carriço da Trofa.
      No seguimento desta transacção e a partir de 1 de Setembro de 2008, o Externato de Nossa Senhora das Dores passou a designar-se Colégio da Trofa, nome por que era vulgarmente conhecido na comunidade trofense e a ser gerido pela nova sociedade, CT - Colégio da Trofa LDA.


    2008 ...

      Com a nova entidade proprietária o Colégio da Trofa introduziu profundas alterações nas infraestruturas físicas e equipamento para oferecer, também, o ensino secundário, nos cursos de Ciências e Tecnologias e Ciências-económicas.
      Também a partir desta data, assumiu a Direcção Pedagógica o professor do ensino secundário Manuel de Vasconcelos Pinheiro, licenciado em Engenharia e mestre em Administração e Planificação da Educação e com um prestigiado curriculo ao nível do ensino publico e do ensino particular.